quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sobre o dinheiro $$$


Reais e dólares são aceitos em quase todos os lugares, é sempre bom ter alguns pesos (moeda local)  para pagar taxis, metrô, etc. 
Aliás, dinheiro em mãos é sempre necessário para pegar táxi ou metro e pagar pequenas compras, falarei sobre isso daqui a pouco.
Para trocar reais por pesos usei o Banco de La Nación, que fica no aeroporto de Ezeiza, por ter a melhor cotação e ser seguro.


É possível sacar nos caixas eletrônicos de lá com o nosso cartão brasileiro, mas as taxas são altas. Assim, é interessante levar uma quantia maior do Brasil e manter no cofre do quarto, carregando uma pequena parte por dia.

Mas, quanto levar por dia? A sugestão é calcular 250 pesos (aproximadamente R$ 120), valor suficiente para refeições, táxi, metrô, um café ou sorvete pelo caminho e comprinhas pequeninas.

Uma dica muito importante é carregar dinheiro trocado para pegar táxi, uma vez que os golpes de taxistas são bem comuns. Eles costumam enganar o cliente dizendo que este o entregou uma nota de 05 e não de 20, falando dinheiro para pagar a corrida ou  trocar notas verdadeiras por falsas dizendo que a falsa é do cliente, fazendo-o pagar de novo... Não pense que “precisa ser burro para cair num golpe assim”, os relatos de viajantes experientes que caíram no golpe são constantes.
Verifique bem o valor de suas notas e se elas são realmente verdadeiras ao receber e ao pagar alguém. As notas falsas geralmente são feitas grosseiramente, em papel sulfite. Procure identificar alguns detalhes como a marca d’água, a mudança de cor de azul para verde no número do canto superior da nota, os triângulos em relevo para a identificação por cegos e o desenho dos bustos, também em relevo. Caso queira economizar tempo, use a caneta que detecta dinheiro falso.


É bom saber: as cédulas em circulação são de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 pesos e as moedas são de 1 peso (douradas e prateadas), 1, 5, 10, 25 e 50 centavos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário